Líderes do Milênio: tipos e características de sucesso


Não é de hoje que sempre vemos ou ouvimos alguém falar sobre o assunto de liderança e ainda como se tornar um expert.

Com isso, surgem diversas questões colocando em dúvidas como, por exemplo, como se tornar um líder, liderança é um dom de nascimento ou podemos desenvolvê-la com treinamento? 

Essas dúvidas sempre estão sendo constantemente discutidas em todos os fóruns de gestão e/ou administração em todo o mundo dos negócios.

Será mesmo que para ser um líder precisamos ser pessoas extrovertidas? O sucesso está mesmo em sermos comunicativos ou de fato, mesmo não tendo todo esse talento conseguimos fomentar nossa liderança até um ponto em que ela emane naturalmente em nossas tomadas de decisão

Ser um bom líder, significa na maioria das vezes, saber lhe dar com os desafios do disputado mundo dos negócios. Tomar as melhores decisões sempre sem receio do arrependimento depois.

E mais, errando um bom líder ainda consegue ter bons resultados no futuro, pois ele utiliza os erros para aprimorar e corrigir estratégias, expurgando as falhas que o levaram ao fracasso.

Nesse novo conceito os líderes do milênio são pessoas da área profissional e do lar, que estão em labuta diária com as fraquezas de seus negócios, prevalecendo sempre a coerência.

Também geradas por variados estilos de aperfeiçoamentos realizados com o objetivo de fomentar a boa gestão dos conflitos, reverberando no alcance do sucesso.

O plano aqui é praticar e exercer a liderança diariamente com muito foco e paciência visto que são ferramentas importantes neste contesto.

Isso não significa que o caminho será confortável, muito pelo contrário, o processo é demorado e nada fácil. Normalmente, no início encontramos barreiras internas e externas.

As barreiras internas são os nossos pensamentos e emoções que sentimos em relação ao nosso ser interior e como isso reflete no ambiente externo em que estamos situados.

Insegurança, falta de esforço e desinteresse são alguns poucos exemplos dos problemas internos que devem ser encarados com paciência para termos o êxito.

Já no caso das barreiras externas podemos entendê-las como um ou mais obstáculos postos a nossa frente para testar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Aqui um exemplo bem prático disso é quando somos confrontados com algum conflito na empresa, exemplificando, onde precisamos estar bem com o nosso eu interior para saber e escolher a melhor solução do problema.

Nem sempre teremos o apoio das pessoas que estão perto de nós, por isso para vencermos o desafio das externas precisamos, principalmente superar as internas.

Cursos de administração e áreas a fins são excelentes alternativas para o desenvolvimento da liderança, mas ser gestor de si mesmo vai muito além de um certificado. 

Um bom líder sabe se portar em todo o tipo de adversidade sem se importar com o tamanho do desafio. Tudo o que ele quer é vencer, chegar lá no alvo com muito respeito a todas as partes.


Os líderes do milênio são decerto a chave para o futuro de absolutamente todas as organizações independentemente do seu campo de atuação.

Com eles as empresas seguem seguras com o cumprimento de suas metas respeitando com clareza tudo aquilo que foi especificado no plano estratégico.

Saber se vale a pena ou não investir em cursos de aperfeiçoamento ou crescimento pessoal é uma dúvida cruel e suicida para um gestor que está precisando assumir riscos e abarcar uma gama cada vez maior de bons resultados operacionais.

As pessoas estão em constante evolução e isso é refletido em todas as áreas da vida e no cenário empresarial não ocorre diferente. 

Por isso, as organizações que investem nesse fomento de habilidades técnicas e comportamentais tendem a gerir métricas cada vez mais mensuráveis com o seu objetivo global.


Danillo Eduardo

Olá! Sou Danillo Eduardo, apaixonado por estratégias e soluções inovadoras para o mundo dos negócios. No blog Cecomigo - Tudo Sobre Gestão de Negócios, compartilho insights práticos e dicas para ajudar empreendedores a crescer e gerenciar seus negócios de forma eficiente. Junte-se a mim para explorar tendências, estratégias e ferramentas que podem transformar sua empresa.

2 Comentários

  1. No mundo moderno a liderança faz toda a diferença em diversas áreas de atuação.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, ser um líder de sucesso depende de variados fatores como, por exemplo, educação, motivação, dedicação e resiliência.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem